Uma delegação da plataforma cívica HazteOirg.org (HO) esteve ontem na Embaixada do Paquistão em Madrid para apresentar mais de 60 mil assinaturas de espanhóis que solicitam a liberação de Asia Bibi, uma mãe de família cristã condenada à morte no país asiático sob a polêmica Lei de blasfêmia.

Nas últimas duas semanas, a plataforma recolheu adesões na página Web PorAsiaBibi.org, onde ainda existe um formulário para dirigir um pedido de indulto ao Presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari.

Segundo a HO, apesar dos anúncios de um indulto que ainda não procede "Asia Bibi corre mais perigo hoje que uma semana atrás. Porque desde que se conheceu a notícia de que talvez, em algum momento, o presidente do Paquistão assine seu indulto, os líderes religiosos daquele país se mobilizaram e organizam protestas nas ruas exigindo a execução imediata desta mulher, acusada de blasfêmia".

A plataforma sustenta que "o Governo do Paquistão está notando a pressão internacional que está sendo tecida entorno a este caso, mas ainda não é suficiente. O presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, tinha sobre a mesa uma ordem de perdão. Mas não a assinou ainda".

"Infelizmente, nas últimas horas o Tribunal Superior de Lahore determinou que a promessa de indulto realizada pelo presidente paquistanês não é possível porque o percurso judicial de Asia Bibi ainda não foi concluído".

A delegação da HO, liderada pelo presidente da organização, Ignacio Arsuaga, reiterou o compromisso dos assinantes com a liberdade religiosa. "Não se trata de que sejam cristãos católicos ou não. Ou budistas ou muçulmanos. Trata-se de defender a liberdade de crenças frente os poderes factuais ou oficiais", indicou.