O Arcebispo do Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, disse que o ingresso do cólera ao país era algo previsível, por isso pediu à população acatar as medidas de saúde para evitar uma epidemia.

Desde que se desatou a epidemia do cólera no Haiti, as autoridades dominicanas estabeleceram medidas de saúde para controlar os ingressos na fronteira. Até o momento se detectaram doze casos de pessoas infectadas, dos quais quatro são haitianos.

"Devemos reconhecer que essa era uma realidade que se previa, e o que se necessita agora é enfrentar a realidade, a Saúde Pública está trabalhando bem e esteve informando sobre todos os casos que se verificaram", expressou o Cardeal ao término da Missa pelo 166º aniversário do Exército Nacional.

Segundo a imprensa local, o Governo iniciou uma campanha onde participam 102 mil voluntários para prevenir uma expansão da enfermidade. O Presidente Leonel Fernández exortou a população a cumprir as recomendações de higiene dadas pelas autoridades da área de saúde.