O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, pediu ser solidários com os milhares de afetados pelas chuvas que há uma semana afetam várias zonas do país e que até o momento deixou 17 mortos.

O Cardeal fez este chamado ao culminar a Missa convocada pela Igreja maronita após quase um mês do massacre de cristãos iraquianos na catedral de Bagdá. Ao final da Eucaristia, o Cardeal Urosa manifestou sua dor "pela tragédia que se está vivendo em toda a Venezuela e aqui em Caracas".

O Arcebispo informou que "a Cáritas na Venezuela está recebendo mantimentos não perecíveis, equipamento, roupas, remédios e outros apoios materiais e econômicos para continuar ajudando a estes venezuelanos afetados pelas chuvas nas distintas comunidades".

Também aproveitou para exortar as autoridades a resolver o problema da moradia no país. "Faço um chamado a que todos colaboremos e trabalhemos fortemente por aliviar a situação desses nossos irmãos", expressou ao indicar que a maioria dos danificados habitavam "moradias frágeis e informais".

Segundo o jornal Últimas Notícias, 50 mil pessoas ficaram sem casa por causa das chuvas, citando cifras oficiais e da defesa civil de alguns estados venezuelanos incluindo Caracas.
Para enfrentar a situação se estão instalando refúgios onde acolher os desabrigados.