Os bispos da América Central reunidos na Assembléia Plenária do SEDAC (Secretariado Episcopal da América Central), pediram aos governos da Costa Rica e Nicarágua usar a via pacífica para superar a disputa fronteiriça pela ilha Calero e fortalecer a irmandade entre ambos povos.

"Consideramos indispensável para a superação de tal situação a via do diálogo assumido com sinceridade e responsabilidade", expressaram os bispos ao final de sua Assembléia Plenária.

Os prelados solicitaram a ambos os governos "solucionar a discrepância no menor tempo possível. Deste modo colaborarão para fortalecer os próprios vínculos de história, cultura e amizade entre estes países irmãos e entre todos os povos da América Central".

Em seu comunicado também pediram pelos migrantes. Denunciaram o trato desumano que recebem muitos deles nos países de trânsito e de destino. Indicaram que estes países e as nações de origem "temos responsabilidades" ante este fenômeno.

"Queremos reforçar o diálogo e a cooperação entre as Igrejas de saída, de trânsito e de acolhida, em ordem a dar uma atenção humanitária e pastoral aos que se mobilizaram", expressaram.

O texto também abordou o problema da mudança climática, a insegurança cidadã e a corrupção. Indicou que este último "é um pecado pessoal e social ao mesmo tempo", por isso "o fortalecimento do Estado de Direito constitui um freio efetivo" contra este flagelo.