Em uma mensagem enviada ao Patriarca ortodoxo Bartolomeu I, por ocasião da festa do Apóstolo Santo André, o Papa Bento XVI assinala que os cristãos estão chamados a anunciar a verdade do Evangelho e a apresentar a Cristo ressuscitado como "a resposta às exigências e aspirações espirituais mais profundas dos homens e mulheres de hoje".

Na mensagem entregue pelo Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos em sua visita a Istambul (Turquia), o Santo Padre assinala que “Em um mundo marcado pela crescente interdependência e solidariedade, somos chamados a proclamar, com renovada convicção, a verdade do Evangelho e a apresentar o Senhor Ressuscitado como a resposta às mais profundas questões e aspirações espirituais dos homens e mulheres de hoje".

"Para ter sucesso nessa grande tarefa, temos de continuar a fazer progressos no caminho rumo à plena comunhão, mostrando que já unimos nossos esforços para dar um testemunho comum do Evangelho frente aos homens do nosso tempo", prossegue.

Por esta razão, continua o Papa Bento, «gostaria de expressar minha sincera gratidão a Vossa Santidade e ao Patriarcado Ecumênico pela generosa hospitalidade oferecida em outubro passado na ilha de Rodes aos delegados das Conferências Episcopais da Europa, que se reuniram com representantes das Igrejas Ortodoxas da Europa para o II Fórum católico-ortodoxo com o tema "Relações Igreja - Estado: perspectivas teológicas e históricas"».

O Papa Bento XVI conclui a mensagem assegurando ao patriarca que segue "com atenção os Seus sábios esforços para o bem da Ortodoxia e para a promoção dos valores cristãos em muitos contextos internacionais".

Como é habitual por motivo da festividade de Santo André, uma delegação da Santa Sé, encabeçada pelo Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, se une hoje em Istambul à celebração de Santo André, padroeiro do patriarcado ecumênico de Constantinopla.

À sua vez, o patriarcado envia todos os anos uma delegação a Roma, no dia 29 de junho, solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.

A delegação da Santa Sé assistiu esta manhã a uma Liturgia Divina presidida pelo Bartolomeu I, na Igreja de São Jorge em Fanar. Ao final dessa cerimônia, o Cardeal Koch entregou ao patriarca ecumênico a mensagem de Bento XVI.