Em uma celebração eucarística na Catedral da Sé em São Paulo, 25 bispos e mais de uma centena de sacerdotes se reuniram para celebrar os 65 anos de ordenação sacerdotal do arcebispo emérito de São Paulo, o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo de São Paulo, o cardeal Odilo Pedro Scherer.

Segundo a infromação divulgada pela CNBB, o Papa Bento XVI enviou uma mensagem de congratulação ao cardeal brasileiro e destacou os 28 anos em que Dom Paulo esteve à frente da Arquidiocese. O papa manifestou “gratidão eclesial pela sua vida de doação com Cristo à humanidade e com votos de poder consumá-la até ao fim na alegria, serenidade e confiança do Amor divino”.

“Quero expressar a alegria de toda a nossa Arquidiocese pelo dom de sua vida”, disse Dom Odilo ao saudar o cardeal Arns.
Dom Odilo também presenteou o cardeal Arns com uma imagem do apóstolo São Paulo.

Na ocasião Dom Paulo agradeceu pela homenagem e também relembrou os primeiros 20 anos de ministério na Ordem dos Frades Menores (franciscanos), à qual pertence, recordando que “o padre deve conduzir os cristãos para a verdadeira meta, que é o encontro com Cristo, com o irmão, com o amor que não acaba”.

O cardeal Arns ficou conhecido pelo seu apoio à teologia da libertação e às comunidades eclesiais de base durante seu ministério episcopal. Ele foi sucedido no governo da arquidiocese pelo Cardeal Claudio Hummes em 1998.