Na manhã de ontem foi divulgado um comunicado depois da reunião do Conselho Especial do Sínodo dos Bispos da América, que em sua próxima 13ª Assembléia Especial tratará, entre os dias 7 e 28 de outubro de 2012, o tema: "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã".

Na reunião do Conselho realizada no Vaticano nos dias 16 e 17 de novembro, os bispos da América recordaram que "o tema da nova evangelização é um dos argumentos principais da Ecclesia in America", a exortação apostólica pós- sinodal de 1999 de João Paulo II que seguiu o Sínodo dos Bispos da América de 1997.

O texto assinala logo a necessidade e a importância de um "maior aprofundamento do conteúdo da nova evangelização no atual contexto social e cultural da América".

Com efeito, indica o comunicado "o anúncio do Evangelho com renovado ardor, com novos métodos e expressões", como o Papa João Paulo II definia a nova evangelização, " já é uma constante preocupação dos pastores e por este motivo encontra um lugar privilegiado nos programas locais, nações e continentais da Igreja na América".

Outros dos temas tratados na reunião foram o desenvolvimento econômico dos países da América e a justa distribuição da riqueza, a profunda preocupação pela situação do Haiti com a atual epidemia de cólera que o afeta, o movimento migratório e a assistência espiritual aos migrantes, as nocivas conseqüências do narcotráfico; assim como a necessária promoção e defesa da vida e a família ante ameaças como o aborto e as leis que promovem as uniões homossexuais.

O comunicado conclui anunciando que a próxima reunião do Conselho Especial para a América da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos será realizada nos dias 27 e 28 de outubro de 2011.