O Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, reuniu-se ontem pela tarde com o Presidente do Paquistão, Ali Zardari; e o ministro para as minorias religiosas, Shahbaz Bhatti; com quem tratou o caso de Asia Bibi, a mulher cristã que está na prisão por supostamente ter violado a lei de blasfêmia, acusação da qual foi declarada inocente poucos dias atrás e que poderia receber um indulto presidencial.

Conforme informou hoje a Rádio Vaticano, o encontro entre o Cardeal e as autoridades do Paquistão foi programado já há algum tempo, mas com o ocorrido com Asia Bibi, adquiriu maior relevância.

Esta sexta-feira o Cardeal Tauran se encontra em Rawalpindi para celebrar a Eucaristia na Catedral local e para expressar na comunidade católica a proximidade do Papa Bento XVI, enquanto que amanhã sábado se reunirá em Lahore com os Bispos e receberá representantes diocesanos e participará em uma conferência sobre o diálogo entre as religiões.

O ministro Bhatti comunicou que é necessário esperar algumas semanas para o perdão a Asia Bibi que o Presidente Zardari deveria conceder, sempre e quando a Alta Corte de Lahore não anule antes a condenação.

Por outro lado a Rádio Vaticano assinala que chegou ao parlamento do Paquistão uma proposta para mudar a pena de morte na lei de blasfêmia por cinco anos de cárcere; iniciativa rechaçada pelos extremistas muçulmanos que consideram ademais que o presidente Zardari não tem a potestade de perdoar Asia Bibi.