Fiéis das arquidioceses de todo Brasil se unirão ao Papa e aos católicos de todo mundo em oração pela vida dos nascituros, neste sábado, 27 de novembro. No Vaticano, a Vigília, presidida pelo Papa Bento XVI e incluirá a Adoração Eucarística para agradecer o Senhor que, através da entrega total de si próprio, deu sentido e valor a toda vida humana, e também para invocar a sua proteção sobre cada ser humano, de maneira especial aqueles no ventre materno.

O pedido pela adesão à Vigília pela Vida Nascente foi enviado, em nome do Papa Bento XVI, pelo presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Ennio Antonelli, e pelo prefeito da Congregação para o Culto Divino, Dom Antonio Cañizares Llovera, em carta endereçada a todas as Conferências Episcopais do mundo, assinalou o portal Canção Nova Notícias.

“O tempo de preparação para o Santo Natal é um momento propício para invocar a proteção divina sobre todo ser humano chamado à existência, também como agradecimento a Deus pelo dom da vida, recebido dos nossos pais”, assinalou o Papa.

Segundo os mencionados cardeais, Bento XVI gostaria que celebrações semelhantes acontecessem em outras dioceses. “O Santo Padre deseja que os bispos presidam nas Igrejas particulares celebrações análogas e envolvam as paróquias, as comunidades religiosas, as associações e os movimentos. Por esse motivo, nos pede que façamos em seu nome este convite”.

Segundo informou a Canção Nova, para o Presidente da Comissão Episcopal “Vida e Família” e Arcebispo de Londrina (PR), Dom Orlando Brandes é muito importante participar deste momento de comunhão com a toda a Igreja, realizando uma vigília no mesmo dia e nas mesmas intenções.

Em Londrina, a Vigília organizada pela Pastoral da Família, reunirá os fiéis na matriz da Paróquia São Vicente de Paulo, às 22h30 para oração do terço meditado. Em seguida, a meia noite, será celebrada uma Missa pela Vida dos Nascituros.

As paróquias pertencentes à Arquidiocese de Juiz de Fora (MG) foram convocadas pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, a celebrarem o momento, cada uma com sua programação própria. A Catedral Metropolitana, por exemplo, realiza Missa às 19h30, no salão paroquial.

Na Arquidiocese de Brasília também será celebrada uma Missa com uma benção especial às gestantes, e os fiéis farão uma oração diante do Santíssimo pelas crianças nascentes de todo mundo, na paróquia do Santíssimo Sacramento.

Na Arquidiocese de Belo Horizonte no mesmo dia 27 de novembro às 22 horas, na Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem, a Vigília Internacional pela Vida Humana Nascente terá lugar e contará com a transmissão pela Rádio América (AM 750) e Rádio Cultura (AM 830).

Por sua parte a Comissão Episcopal Vida e Família da CNBB apresentou subsídios de textos e cantos que podem ser usados na vigília de oração pela vida nascente e se encontram página da CNBB em: http://www.cnbb.org.br/site/comissoes-episcopais/vida-e-familia