Em uma celebração eucarística esta tarde (hora local) no Vaticano em sufrágio pelos 58 siro-católicos massacrados o passado 31 de outubro na Catedral de Bagdá, o Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, exortou a proteger aos cristãos e sua liberdade religiosa no Iraque, onde são perseguidos por causa da fé, por extremistas muçulmanos.

Sobre a Eucaristia, o Cardeal disse que com esta celebração "queremos expressar nossa proximidade, nossa irmandade espiritual, através da oração, a todos estes nossos irmãos siro-católicos, em particular aos familiares de quantos foram tão barbaramente assassinados na Catedral siro-católica de Bagdá".

Em declarações à Rádio Vaticano, o Prefeito disse que "queremos que esta proximidade na oração, em compartilhar sua dor, seja também uma mensagem para todos, para que os cristãos no Iraque sejam defendidos e seja protegido seu direito à liberdade religiosa".

Depois de expressar seu desejo que nesta tarefa devem colaborar todos os homens de boa vontade em nível internacional, o Cardeal Sandri alertou que "as notícias que vêm do Iraque falam de um vício à violência que se verifica todos os dias. Não podemos ter uma atitude de conformismo, de passividade diante disto. Em particular, nós os católicos e cristãos, de modo particular e forte devemos nos mobilizar na oração por nossos irmãos".

Logo depois de manifestar a forte preocupação da Santa Sé e o Papa pelos cristãos no Iraque, o Prefeito fez votos para que a perseguição que sofrem "possa ser superada na convivência de todos, de todas as religiões, com a presença também de cristãos, como parte integrante da identidade civil e política do Iraque".