O presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, comprometeu-se a outorgar uma anistia à cristã condenada a morte por blasfêmia, Asia Bibi, conforme revelou na última terça-feira o governador da província do Punjab, Salman Taseer.

"O que (Zardari) basicamente deixou claro é que (Bibi) não vai ser vítima desta lei", explicou Taseer, em declarações à CNN. O governador provincial definiu o mandatário como um presidente "liberal" e com uma visão "moderna" que não permitirá que seja executada "esta pobre mulher".

Bibi está detida há quase 15 meses e foi condenada por um tribunal a princípios deste mês acusada de insultar o profeta Maomé, um delito castigado no país asiático com a pena capital ou a cadeia perpétua.

A mulher, de 45 anos, apelou a sentença do Tribunal Supremo paquistanês que, segundo Taseer, deveria "suspender a sentença e liberá-la". "Se o fizer assim, bem. Se não, será perdoada", acrescentou.

Esta resolução chega depois de que o ministro para as Minorias paquistanês, Shahbaz Bhatti, declarasse "inocente" a mulher em um relatório solicitado pelo presidente Zardari. Bhatti adiantou que aconselharia Zardari a assinar a anistia. O indulto significa 'a priori' a liberação imediata, sem nenhum tipo de processo de apelação.