OswaldoPayá Sardiñas, coordenador do Movimento Cristão Liberação (MCL), denunciou que agentes de segurança do Estado na sexta-feira 19 de novembro retiveram por mais de nove horas um membro do MCL, Reinaldo Cruz Velásquez.

Payá afirma que Reinaldo Cruz foi detido às 11 da manhã por promover uma coleta de assinaturas em apóio à Lei de Reencontro Nacional ou Projeto Heredia, que daria "o direito dos cubanos a viajar livremente desde e para o exterior e a mover-se dentro de Cuba sem humilhações, sem terror e sem discriminações".

O Projeto Heredia é uma iniciativa do Movimento Cristão Liberação apresentada em dezembro de 2007 perante a Assembléia Popular. Em tal ocasião foi rechaçado e agora se trabalha em uma campanha para reunir 10 mil assinaturas que o apóiem. Este projeto busca o livre contato e encontro entre os membros das famílias cubanas e sua reunificação voluntária no país, garantir o direito a entrar e sair do país livremente; assim como o direito dos cubanos a estabelecer sua residência onde o desejem.

O líder do MCL denuncia que os "seqüestradores" encapuzaram Cruz Velásquez e o levaram um lugar desconhecido. Aí "estiveram ameaçando-o e buscaram aterrorizá-lo", depois do qual o levaram à cidade e o liberaram.

"O melhor desta história é a fé, a coragem e a paz do seqüestrado", quem se manteve firme em sua "determinação de seguir lutando pacificamente pelos direitos dos cubanos", afirma Oswaldo Payá.

"Nem as ameaças, nem o terror de um regime militar despótico que só oferece aos cubanos mentira, medo e miséria, nos fará desistir desta luta pelo povo e com o povo pela liberdade e os direitos de todos" conclui.