“Jesus Cristo, esperança para a África. Juventude, saúde e AIDS”, é o tema da XIII Jornada Mundial dos Doentes que se celebrará  em 11 de fevereiro no santuário de Maria, rainha dos Apóstolos, de Mvolye (Camarões).

O Cardeal Javier Lozano Barragán, Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde e enviado especial do Papa a esse acontecimento, inaugurou nesta quarta-feira a reunião que precede habitualmente essa jornada.

O presidente da Conferência Episcopal de Camarões,  Arcebispo Victor Tonye Bakot, de Yaundé  e Paul Biya, Presidente de Camarões, intervieram também no encontro que durará três dias e durante o qual se abordará o tema a partir de uma perspectiva diferente: pastoral, científica-doutrinal e litúrgica.

O discurso do Cardeal Lozano foi dedicado à Pastoral da Saúde. Como deve ser”.  Na quinta-feira, 10 de fevereiro, os participantes analisarão o problema da AIDS desde  diversos ângulos e falarão das linhas pastorais da Igreja  para acompanhar os afetados por essa doença.

Na sexta-feira, 11 de fevereiro, festividade litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes e Jornada Mundial dos Doentes, os participantes depois de terem visitado diversos hospitais católicos da zona se reunirão no santuário para assistir a uma celebração eucarística com unção dos enfermos.