Os Bispos católicos na Inglaterra emitiram uma declaração na que explicam os detalhes do Ordinariato para a acolhida dos anglicanos que desejam ingressar na Igreja Católica, que se abrirá em janeiro de 2011. Cinco bispos anglicanos que deixarão de sê-lo em 31 de dezembro deste ano já expressaram seu desejo de fazer parte do mesmo.

O texto publicado pela Arquidiocese de Westminster sobre a criação do Ordinariato Pessoal –nome que esta figura tem para receber os anglicanos criada pelo Papa Bento XVI a pedido de muitos deles– explica que na constituição apostólica Anglicanorum Coetibus, publicada há um ano, o Santo Padre abre as portas a estas pessoas à plena comunhão com a Igreja Católica.

"Em colaboração com a Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) em Roma, os bispos da Inglaterra e Gales vieram se preparando para o estabelecimento de um Ordinariato a inícios de janeiro de 2011", indica a declaração. Nesse mês também se anunciará o nome do Bispo que estará à frente do Ordinariato.

Depois da correspondente avaliação e aprovação da CDF, os ex-bispos anglicanos serão ordenados ao diaconado e logo ao sacerdócio antes da Quaresma (fevereiro-março) para servir no Ordinariato católico e colaborar na acolhida de outros ex-clérigos e seus seguidores anglicanos durante Semana Santa (no fim de abril). Esta passagem se faria efetiva na Missa da Ceia do Senhor Na quinta-feira Santa ou na Vigília Pascal no sábado Santo.

Antes do começo da Quaresma, os ex-sacerdotes anglicanos cujos fiéis também passarão à Igreja Católica, explica a declaração, terão que receber um intenso período de formação para ingressar no Ordinariato e ser logo ordenados como sacerdotes católicos. Esta formação seguirá durante o tempo de Pentecostes.

Finalmente os bispos expressam seu desejo de colaborar com este caminho destes anglicanos para a plena comunhão com a Igreja Católica e ratificam sua vontade de trabalhar pela unidade dos cristãos na Inglaterra e Gales.