Depois da celebração eucarística com os 24 novos Cardeais criados no Consistório de ontem, o Papa Bento XVI rezou o Ângelus dominical desde a janela de seu estudo do Palácio Apostólico com os milhares de fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, recordando que Deus concede sempre muito mais do que se pede, inclusive a vida eterna com Ele no Céu.

“Justamente desde a cruz Jesus está à altura de Deus, que é Amor. É aí que o pode conhecer. Jesus nos dá a vida porque dá a Deus. E nos pode dar isso porque Ele mesmo é uma só coisa com Deus”, disse o Papa meditando no dia em que a Igreja celebra a Solenidade de Cristo Rei.

O Santo Padre acrescentou que “enquanto o Senhor parece confundir-se entre os dois ladrões, um deles, consciente de seus próprios pecados, abre-se à verdade, alcança a fé e pede ao rei dos judeus: ‘Jesus, lembra-te de mim quando entrar em seu reino’. De Jesus, o chamado ‘bom ladrão’ recebe imediatamente o perdão e a alegria de entrar no Reino dos Céus. Jesus do trono da Cruz, acolhe a cada homem com infinita misericórdia”.

Citando a São Ambrosio de Milão, o Papa acrescentou que o episódio do bom ladrão é um “formoso exemplo da conversão à qual devemos aspirar: o bom ladrão recebe o perdão e a graça é muito maior do que o pedido; o Senhor com efeito sempre dá mais do que se pede… a vida é estar com Cristo, porque onde está Cristo aí está o Reino”.

Mais adiante Bento XVI falou do caminho do amor que Deus revela e nos convida a percorrer, um caminho que “podemos contemplar na arte cristã. Com efeito, antigamente, ‘na construção de edifícios sagrados foi habitual representar no lado oriental ao Senhor que retorna como rei, imagem da esperança, e no lado ocidental o Juízo final como imagem da responsabilidade pela nossa vida. Esperança no amor infinito de Deus e compromisso por ordenar nossa vida segundo o amor de Deus”.

Finalmente o Papa encomendou os novos Cardeais do Colégio Cardinalício “e nosso peregrinar terreno rumo à eternidade” à Virgem Maria.