O Papa Bento XVI expressou sua especial proximidade com os danificados pelas fortes chuvas que geraram grandes inundações na Colômbia, que até o momento afetam a quase 80 por cento do país deixando perto de um milhão e meio de danificados.

Falando em espanhol, o Santo Padre assinalou que "neste momento, sinto-me próximo aos afetados pelas chuvas torrenciais que, nos últimos dias, devastaram grande parte da Colômbia".

Bento XVI expressou logo seu desejo de que "as chamadas à solidariedade sejam escutadas" e manifestou sua adesão a "quantos elevam orações ao Senhor pelas vítimas e a quantos estão vivendo horas de angústia e tribulação".

O Papa saudou depois de maneira particular a "os Bispos, sacerdotes, religiosas, religiosos e fiéis que viestes que o Equador e Espanha, acompanhando aos novos Cardeais" criados no Consistório ordinário de ontem.

Por fim, na saudação que dirigiu aos fiéis e peregrinos de língua portuguesa, o Papa disse:
"Dirijo uma cordial saudação a todos os peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente aos brasileiros que vieram participar do Consistório para a Criação de novos Cardeais. Peçamos à Nossa Senhora que interceda junto ao Seu Filho, Rei do Universo, para que esta seja uma ocasião de reafirmar a unidade e a catolicidade da Igreja."