A Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN), expressou seu desejo de que o conflito com a Costa Rica pela ilha Calero e o rio San Juan se solucione o mais breve possível pela via diplomática e respeitando o direito internacional. Anteriormente os bispos costa-riquenhos expressaram o mesmo desejo.

Ao finalizar sua Assembléia Ordinária Anual, a CEN emitiu um comunicado onde, ante o conflito com a Costa Rica, afirmou junto ao povo nicaragüense "a absoluta soberania da Nicarágua sobre o Rio San Juan como algo indiscutível e inegociável para o país", ao mesmo tempo em que chamaram ao diálogo as partes.

Entretanto, pediu que este episódio não distraia "a atenção do governo e dos cidadãos" dos graves problemas internos do país. O documento indicou que "os grandes problemas sócio-econômicos, a crise institucional não resolvida e a provocação de um ano eleitoral às portas, exigem a todos atenção e responsabilidade".

Os bispos assinalaram que suas declarações sobre a situação do país não são intromissões "em matéria social e política", pois a Igreja o que dá é "um serviço à formação das consciências", iluminando e abrindo a inteligência "e estimulando forças espirituais que levam a abrir a vontade às exigências do bem e a verdade".

Do mesmo modo, decidiram proclamar para toda a Igreja no país o ano 2011 como um "Ano de oração pela Nicarágua", pois "a complexidade da situação do país e a grande rapidez com que mudam os cenários políticos, é o momento de fazer uma clara opção pela oração".