O Arcebispo de Paris, Cardeal Jean Marie Lustiger, declarou hoje que "O Papa não precisa ser como Arnold Schwarzenegger, o governador da Califórnia, nem parecer um Superman que governa a Igreja".

Em uma entrevista concedida a rádio privada RTL, o Cardeal explicou que o "trabalho do Papa é pôr em prática as palavras de Jesus Cristo".

"Ele está mostrando e vivendo de forma pessoal o que todo cristão está chamado a viver. E nos dá o exemplo de algo que, em minha opinião, foi entendido por muita gente", acrescentou.

Conforme afirmou, "o Papa governa a Igreja" e esta "não é como o (time de futebol) Paris Saint Germain onde o treinador é despedido quando os resultados não são bons".

Sobre a possibilidade de que o Papa renuncie, o Cardeal Lustiger esclareceu que "há regras muito estritas e precisas, como se se tratasse de um código jurídico".

O Arcebispo assegurou que a doença do Papa não "danifica suas faculdades mentais". "Temos um homem com dificuldades físicas dirigindo a Igreja. Ele nos mostra que esta debilidade pode ser um sinal de força e isto é uma parte da mensagem cristã", concluiu.