O L’Osservatore Romano, recordou na sua edição desta Quarta-feira, 17 de novembro, a difícil situação econômica e financeira de Portugal, em um artigo intitulado “Lisboa não dorme tranqüila”. Segundo o diário, o país é “muito frágil” no que diz respeito às contas públicas.

A nota emitida pela agência Ecclesia do episcopado português destaca ainda as declarações de Luís Amado, ministro dos negócios estrangeiros, sobre uma eventual saída de Portugal da Zona Euro.

Segundo a nota divulgada pela agência Ecclesia, “o jornal do Vaticano afirma que o ministro das finanças, Teixeira dos Santos, descartou qualquer contacto com Bruxelas tendo um vista “uma possível ajuda financeira européia” e que os analistas destacam os “esforços significativos” realizados pelo executivo português.

Portugal pretende passar de um déficit orçamental de 7,3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, para 4,6 em 2011 e 3,0 em 2012.

“De momento, isto não basta para acalmar os mercados”, indica o LOR, que dedicou amplo espaço à situação econômica e financeira nos países da Zona Euro, com destaque para a Irlanda e o "alarme sobre as dívidas soberanas".