O arcebispo de São Paulo, o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer falou sobre a publicação da Exortação Pós-Sinodal “Verbum Domini”, do papa Bento XVI, que foi divulgada nesta quinta-feira, 11.  O cardeal, que esteve na 12ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, cujo tema foi "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja", no ano 2008, refletiu sobre o documento em uma entrevista coletiva concedida na Cúria Metropolitana de São Paulo.

A notícia publicada pelo site da Arquidiocese assinala que segundo Dom Odilo, «o documento fica para a Igreja como referência sobre este tema tão importante para a vida eclesial».
Para o arcebispo, «o título da exortação, “Verbum Domini” (A Palavra do Senhor), cabe muito bem, pois se trata exatamente disso, a “Palavra do Senhor que se manifestou, que foi dita ao mundo e está presente no meio mundo”.»

Ao explicar sobre as três grandes partes que orientam a reflexão do documento – Palavra de Deus, Palavra na Igreja, Palavra no mundo –, o cardeal afirmou que a exortação explicita questões importantes relacionadas à Escritura.

“A Palavra de Deus que é de Deus; a Palavra de Deus que está na Igreja, que a acolhe, zela pela por ela e vive dela; e a Palavra de Deus dita ao mundo, de forma missionária, e que continua a ser dita não se fecha simplesmente dentro de um espaço, de uma comunidade”.

Dom Odilo aconselhou que todas as pessoas tenham o documento em mãos e o leiam.
“De fato, é um texto muito bonito e também de fácil compreensão, porque certamente todas as pessoas têm alguma familiaridade com a Palavra de Deus. Portanto, esta exortação apostólica trata de um tema que a todos interessa e a todos é familiar”, ressaltou.

"A Palavra de Deus é dita a todos, de modo que também as pessoas simples têm condições de acolhê-la, dar resposta e sentir alegria na Palavra de Deus”, afirmou o arcebispo.

As declarações de Dom Odilo Scherer podem ser vistas no Jornal O São Paulo na sua edição de 16 de novembro: http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/jornal_o_sao_paulo/2010/101116/capa_josp_101116.jpg