A Arquidiocese de Madrid publicou hoje uma nota de imprensa na que assinala que está em conversações com as autoridades da Delegação do Governo de Madrid para que os fiéis possam voltar a participar da Missa ao interior da Basílica do Vale dos Caídos "a partir das próximas festas de Natal".

O comunicado sai à luz depois da ordem do governo socialista espanhol que no dia 3 de novembro ordenou impedir o ingresso dos fiéis ao Vale e à Basílica do Vale dos Caídos, complexo monumental onde descansam os mortos da Guerra Civil, alegando trabalhos de reconstrução.

Ante este atropelo, a plataforma cidadã te Hazte Oir chamou os espanhóis a enviarem 100 mil correios ao presidente José Luis Rodríguez Zapatero exigindo que respeite a liberdade de culto e a re-abertura do Vale dos Caídos.

Em seu comunicado, a Arquidiocese de Madrid assinala que a Ordem Beneditina é a encarregada do culto na Basílica do Vale dos Caídos, "sem ingerência da autoridade civil, que só pode intervir quando assim requeira a ordem pública".

Seguidamente recorda que esta disposição está conforme ao Acordo de 1979 assinado entre a Igreja e o Estado espanhol, e à lei de Memória Histórica "que reconhece o caráter exclusivo de culto e enterro desse lugar sagrado".

Depois de explicar que seguiram de perto as conversações das partes envolvidas, a Arquidiocese expressa que seu interesse principal foi "em todo momento ajudar a Comunidade Beneditina a levar adiante sua missão, de modo que os fiéis que desejam ir a esse lugar sagrado para celebrar o culto divino possam fazê-lo livremente e de maneira segura".

"A Arquidiocese de Madrid continuará colaborando para que se solucionem o quanto antes os problemas de segurança no acesso à Basílica, de modo que os fiéis possam voltar a participar do culto que se celebre no interior a partir das próximas festas de Natal", conclui.

Para conhecer a história do Vale dos Caídos, ingresse em: http://www.aciprensa.com/noticia.php?n=31737 

Para enviar um correio ao Presidente Zapatero através do site da Hazte Oir, ingresse em:
http://www.hazteoir.org/firma/34094-assina-100-000-mensagens-monges-cerque-caídos-e-liberdade-religiosa-em-espana