O Bispo Auxiliar de Texcoco, Dom Victor René Rodríguez, anunciou, durante a 90ª Assembléia Plenária da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), que os párocos poderão dispor dos horários das missas, cursos e outras atividades que considerem necessários para evitar situações de violência gerada pelo narcotráfico. Entretanto esclareceu que nenhum deles abandonará seu posto.

Os sacerdotes mexicanos das diocese mais afetadas pela violência poderão suspender ou mudar o horário de determinadas celebrações, para "proteger a população" e "para evitar perigos", segundo declarações de fontes da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) recolhidas pela agência vaticana Fides.

A diretriz se aplicará nos estados de Tamaulipas, Nuevo León e Sinaloa, mas se sabe que em paróquias das zonas de Michoacán, Veracruz e Puebla, entre outras, também se modificaram os horários das missas para evitar situações violentas.

"Nem sempre é fácil dizer não ao batismo de uma criança de uma família que trabalha com estas quadrilhas", como tampouco o é "abençoar uma casa ou o carro de uma pessoa que parece muito correta, mas que pertence a estes grupos perigosos da sociedade", afirmaram à agência vaticano Fides fontes que preferiram manter-se no anonimato por sua própria segurança.

A imprensa calcula em mais de 24 mil os assassinatos cometidos pelos distintos cartéis do narcotráfico no México desde dezembro de 2006.