Em sua saudação aos fiéis logo depois de sua habitual catequese na Audiência Geral, o Papa Bento XVI se dirigiu a um grupo de peregrinos italianos aos quais recordou a mensagem de fé, alegria e esperança do querido João Paulo II ante as tragédias como a do terremoto ocorrido no sul da Itália 30 anos atrás.

Em sua saudação a um grupo de peregrinos da região da Basilicata, acompanhado pelos bispos, sacerdotes e autoridades civis da zona, que foram a Roma para comemorar o 30º aniversário do terremoto que devastou as províncias do Sul da Itália, o Santo Padre recordou a generosidade de muitos neste país quando ocorreu essa tragédia:

"Nesse dramático evento, cujas feridas são ainda profundas e estão vivas na mente e no coração destas queridas populações chegaram de tantas partes da Itália ajudas generosas. Em âmbito local, cada um se empenhou em intervir onde havia necessidade", indicou.

Seguidamente o Papa ressaltou a obra da Igreja Católica "que ofereceu, além da ajuda material, a luz da esperança de Cristo ressuscitado, em um momento de desconsolo e escuridão".

Finalmente expressou seu desejo de que "o encontro atual e a lembrança da visita paternal que efetuou naqueles dias o Servo de Deus João Paulo II reavive no povo cristão o dom da fé e a alegria de compartilhá-la na grande família da Igreja".