A Federação de Municípios de Madrid (FMM) e a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) assinaram um convênio, pelo qual as prefeituras madrilenhas oferecem suas instalações e serviços para receber os jovens participantes.

Além disso, o acordo se estende às questões de organização e desenvolvimento da Jornada que estejam dentro das competências das prefeituras, tais como prover estacionamentos, lugares para encontros, segurança, entre outros.

O prefeito de Alcalá de Henares, Bartolomé González, quem assinou em representação da Federação de Municípios, declarou que a Jornada "não só é importante para a Madrid capital, devemos prestar toda nossa colaboração e apoio a este evento do resto dos municípios madrilenhos".

"Este acordo é imprescindível para a acolhida, a celebração de catequese e o desenvolvimento de atividades culturais" destacou por sua parte o Arcebispo de Madrid, Cardeal Antonio María Rouco Varela, quem assinou o documento em representação da organização da JMJ.

Este acordo se soma aos que já foram assinados com o Governo da Nação, a Comunidade de Madrid e a Prefeitura da capital. O governo espanhol considerou a Jornada Mundial da Juventude, conforme se declarou na Lei de Orçamento Gerais do Estado 2010, um "acontecimento de excepcional interesse público".