O Secretário de estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, recordou que as confrarias devem oferecer "um exemplar testemunho evangélico e ser levedura, luz e sal no interior da sociedade".

Ao cumprir o décimo aniversário da Confederação das Confrarias diocesanas da Itália, o Cardeal Bertone presidiu uma Missa na Praça de São Pedro ante 12 mil confrades, conforme informou a Rádio Vaticano.

Em sua homilia, recordou que "as confrarias são herdeiras de uma antiga e fecunda história que tem raízes milenárias, pois ao longo dos séculos testemunharam a ordem do Papa de anunciar o Evangelho e a pratica concreta da caridade como elementos distintivos de sua peculiar presença na Igreja e na sociedade".

O Secretário de estado convidou os membros das confrarias a redescobrirem e aprofundarem em sua identidade de leigos comprometidos no interior de uma realidade eclesiástica, guiada fundamentalmente pelos cinco critérios eclesiásticos assinalados por João Paulo II em sua exortação pós-sinodal de 1988 "Christifideles laici": a primazia da vocação de cada cristão à santidade; a confissão de toda a fé católica; a comunhão com o bispo e todas as demais realidades eclesiásticas; a conformação e participação apostólica da Igreja; e o compromisso de estar presentes como "sal" e "levedura" na realidade humana.

O Cardeal Bertone pediu aos confrades que alimentem constantemente sua fé com a Palavra de Deus e os Sacramentos pondo no centro de suas vidas e de suas famílias à Eucaristia dominical.

"Uma experiência que no interior das confrarias deve ser renovada com a formação e o caminho espiritual que passa necessariamente pela meditação das Sagradas Escrituras e o Magistério da Igreja", disse o Cardeal.