Como resultado do encontro na cidade de Teerã, no Irã, entre uma delegação muçulmana e uma representação da Santa Sé foi divulgado um acordo no qual se ressalta que a liberdade religiosa é própria de toda pessoa, deve ser respeitada pelo Estado e a religião não pode ser relegada à esfera privada.

No encontro sustentado por uma delegação do Centro para o Diálogo Inter-religioso da Organização para a Cultura e as Relações Islâmicas de Teerã (Irã) e o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso entre os dias 9 e 11 de novembro, destacou-se o importante papel dos que acreditam em Deus na sociedade.

Nas conclusões das delegações presididas por Mohammad Baqer Khorramshad, presidente da Organização para a Cultura e as Relações Islâmicas e o Cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, respectivamente, recorda-se que "os crentes estão chamados a cooperar na busca do bem comum, sobre a base de uma relação sólida entre fé e razão".

Deste modo se ressalta que deve existir cooperação entre cristãos e muçulmanos, assim como entre todos os crentes e pessoas de boa vontade, para "responder aos desafios atuais, promovendo os valores morais, a justiça e a paz e protegendo a família, o meio ambiente e os recursos naturais".

Depois de reiterar que a fé deve ser respeitada pelos agentes sociais e o Estado, sublinha-se que "a educação das jovens gerações deve fundar-se na busca da verdade, nos valores espirituais e na promoção do conhecimento".

Os participantes fizeram finalmente insistência na necessidade de "continuar no caminho de um diálogo real e frutífero". A próxima Conversa terá lugar em Roma em 2012.