Milhares de colombianos saíram às ruas do país nas cidades de Bogotá e Cali para protestar pela mal chamada "cátedra do aborto", um projeto que busca ensinar a crianças e jovens da Colômbia que o aborto é um direito quando não o é.

Também em Medellín o evento realizado na quinta-feira 11 foi organizado pela Rede Antioquia Pró-vida. A esta manifestação pacífica assistiram umas mil pessoas entre as quais se encontravam políticos, docentes, pais de família, famílias inteiras, jovens universitários. Em meio de um ambiente de festa, os presentes exclamavam ao uníssono "Sim à Vida, não ao aborto!".

No Parque de Poblado em Medellín os assistentes, assinala a nota de imprensa da Rede Antioquia, expressaram também seu desacordo "com algumas propostas que, orientadas pela perspectiva de gênero, propõem uma suposta educação sexual que está visivelmente dirigida ao abuso de métodos anticoncepcionais, a desordem sexual entre adolescentes e ao que eufemisticamente denominam interrupção voluntária da gravidez, quer dizer, o aborto".

O encontro esteve marcado por diversos testemunhos, ordens como "não à cátedra do aborto", e um grande tecido branco no qual os participantes deixaram escritas suas mensagens e selados seus rastros com pintura como uma maneira de expressar seu apoio à causa pró-vida.

No plantão também participaram alguns representantes do setor público como o Dr. Héctor Fabian Betancur Montoya, Deputado da assembléia da Antioquia, a Dra. María Mercedes Mateus Larranoa, Vice-presidenta do Câmara de vereadores de Medellín, e o Doutor Santiago Sitiante Salinas, Presidente da Junta Administrativa Local (JAL) de Poblado.