Com um evento presidido pelo Arcebispo Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos será celebrado, este 17 de novembro, os 50 anos de instituição do Secretariado para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

O Secretariado foi instituído em 5 de junho de 1960 pelo beato João XXIII, com o Motu Próprio "Supremo Dei Nutu", como uma das comissões preparatórias para o Concílio Vaticano II. Em 1988, João Paulo II mudou o nome do Secretariado pelo de Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Este dicastério se ocupou, ao longo dos anos, das relações com o vasto mundo ecumênico, com a igreja ortodoxa e com outras denominações cristãs, tanto em nível multilateral como em diálogos bilaterais.

A cerimônia contará com a presença do Cardeal Walter Kasper, Presidente Emérito do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, e o metropolitano (ortodoxo) de Pergamo, Ioannis Zizoulas, do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla.

O ato comemorativo será feito no marco da Sessão Plenária do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, a ser celebrada de 15 a 19 de novembro, e cujo tema é: "Para uma nova etapa do diálogo ecumênico".