Dom Ricardo Blázquez, Visitador Apostólico para o Movimento Regnum Christi, expressou sua proximidade a este ramo leigo dos Legionários de Cristo e assinalou seu desejo de poder culminar seu trabalho antes de 30 de junho de 2011 e assim entregar seu relatório ao Delegado Pontifício desta congregação religiosa, Dom Velasio de Paolis, "dentro do prazo de tempo disponível".

"Peço por vós a Deus Pai de misericórdia e encomendo a suas orações. Na Igreja nunca estamos sozinhos; e a companhia dos irmãos na fé se mostra especialmente nas situações delicadas", expressou-lhes Dom Blázquez em uma carta com data 9 de novembro, onde manifestou seu afeto a este movimento cuja situação atual está marcada "pelo sofrimento e as provas, pelo discernimento e a purificação, pela renovação e a esperança".

O também Arcebispo de Valladolid, na Espanha, que foi ademais um dos cinco bispos encarregados da Visita Apostólica à Legião de Cristo que concluiu em março deste ano, agradeceu ao Papa Bento XVI pela confiança depositada. Indicou que estará em constante contato com o Dom de Paolis e que durante a visita recolherá as informações necessárias "para ter um quadro da situação real e oferecer à Autoridade competente sugestões e propostas".

"Estarei à disposição de escutar as comunicações e de receber os escritos que queiram me entregar. Também teremos a oportunidade de nos entrevistar quem deseje me visitar no lugar que resulte mais conveniente. Por minha parte, estou a sua disposição", assegurou.

Dom Blázquez encomendou sua missão a Santa Maria e convidou os leigos consagrados "a viver estes meses como tempo providencial de Deus", caracterizado pela esperança cristã, "que implica oração, reflexão, penitência e conversão, paciência, trabalho para ler de novo, pessoalmente ou em comunidade, os documentos da Igreja sobre a Vida Consagrada".