O Secretário de estado do Vaticano, Cardeal Angelo Sodano  e a nova Secretária de estado americano Condoleezza Rice se reuniram nesta terça-feira para dialogar sobre o interesse comum a favor da paz na Terra Santa e o Oriente Médio.

Rice, que faz um giro  pelo Oriente Médio e Europa acompanhada por uma delegação oficial, visitou cardeal Sodano, a quem acompanhava o Arcebispo Giovanni Lajolo, Secretário para as Relações com os Estados, Dom. Pietro Parolin, sub-secretário, e outros oficiais da Secretaria de Estado.

Conforme explicou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquin Navarro-Valls, “A cordial conversa durou cerca de uma hora. O Secretário de estado transmitiu à senhora Rice as saudações do Santo Padre, rogando que os comunicasse também ao Presidente Bush. Por sua vez, a Rice em nome do presidente Bush, do povo americano e seu pessoal, desejou ao Santo Padre uma pronta recuperação”.

Durante o intercâmbio de opiniões, conversou-se sobre diversos problemas internacionais, em particular sobre a Terra Santa, Oriente Médio e a situação de outros países Asiáticos.

“Abordou-se também o tema da liberdade religiosa em diversas partes do mundo. Por último foram revisadas algumas questões concernentes às relações internacionais, reafirmando a vontade de colaboração na tutela e a promoção dos valores espirituais”.