O Arcebispo de Madrid, Cardeal Antonio María Rouco Varela, recordou as palavras do Papa, quem durante sua visita a Espanha disse que "o homem e a mulher que contraem matrimônio e formam uma família sejam apoiados pelo Estado; para que se defenda a vida dos filhos como sagrada e inviolável desde o momento de sua concepção".

Neste sentido, o Cardeal Rouco manifestou hoje durante a celebração eucarística em homenagem Virgem da Almudena, Padroeira de Madrid, que "o Papa expressava em Barcelona esta verdade da relação essencial e constitutiva que existe entre o amor humano e a abertura ao dom da vida, com admirável concisão e beleza".

"Só onde existem o amor e a fidelidade nasce e perdura a vida humana com dignidade e respeito ao seu valor verdadeiro que transcende os interesses e considerações egoístas dos particulares, das sociedades e da comunidade política", acrescentou.

Por isso, o Arcebispo de Madrid assinalou que "a Igreja se opõe a todas as formas de negação da vida humana e apóia quanto promova a ordem natural no âmbito da instituição familiar".

Para o Cardeal, as palavras do Santo Padre "encheram de luz o olhar de nossa fé e de nossa razão para discernir, compreender e abordar o presente com a claridade e a certeza da esperança que se funda nas promessas firmes de Deus".

A Missa, que começou às 11:00 a.m., contou com a presença da presidenta da Comunidade de Madrid, Esperanza Aguirre, e do prefeito da cidade, Alberto Ruiz-Gallardón, quem renovou o Voto da Vila ante a Virgem da Almudena.

Durante a homilia, o Cardeal recordou que "celebra-se de novo a Solenidade da Padroeira de Madrid Nossa Senhora da Almudena neste ano 2010 com os mesmos sentimentos de devoção, veneração e amor à virgem que desde tempos imemoriais".

Crise econômica

O Cardeal Rouco se referiu à crise econômica que "golpeou dolorosamente na existência diária de muitos madrilenhos". "Um ano difícil, mas não sem possibilidades e perspectivas para os que olhem o futuro longínquo e próximo com os olhos da fé e com a alma aberta à esperança cristã", indicou.

Segundo o Arcebispo de Madrid, saiu à crise "se se reconhece que as causas mais profundas da crítica situação que se padece e se sofre na atualidade, são de natureza moral, espiritual e religiosa, encontra-se na boa e imprescindível direção".

"Quantas são as famílias nas que as rupturas matrimoniais e o fechar-se ao dom do amor e da vida lhes infligiram uma profunda ferida que as parte e rasga no mais íntimo de si mesmas, e das que são vítimas principais as crianças e os anciãos", explicou.

O Cardeal Rouco Varela recordou que o Papa convocou os jovens da Igreja em todo mundo para a entrevista da Jornada Mundial da Juventude que será celebrada na terceira semana de agosto do próximo ano 2011 em Madrid.

"Uma Madrid sempre preparada e disposta a rejuvenescer-se com a força sobrenatural e a alegria da esperança cristã, firme na fé de sua tradição cristã, tão viva e vigorosa em seus jovens do ano 2010", manifestou.