Em informação divulgada hoje pelo Vatican Information Service, o Papa Bento XVI nomeou o frei Jaime Spengler, da Ordem dos Frades Menores (OFM), bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre (RS). O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 10. Segundo a CNBB a nomeação atende ao pedido do arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings.

O novo bispo atualmente se desempenha como pároco da paróquia Bom Jesus dos Perdões e Guardião da Fraternidade Franciscana Bom Jesus em Curitiba (PR), o Frei Jaime nasceu em Gaspar, Santa Catarina, em 6 de setembro de 1960 e ingressou no seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP) em 1980 e emitiu seus primeiros votos em 1983.

Frei Jaime fez os cursos de filosofia e teologia em Petrópolis (RJ) e foi ordenado padre em 17 de novembro de 1990. De 1991 a 1995 foi mestre dos postulantes e professor no Seminário Frei Galvão. Em Roma, fez o doutorado de filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum. Foi vice-reitor e professor do Instituto Filosófico São Boaventura, em Campo Largo (PR).

Em 2002 ele foi nomeado Guardião da Fraternidade de Campo Largo e, em 2003, foi transferido para o Convento Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba, como Guardião, vigário paroquial e professor de filosofia no Centro Universitário Franciscano do Paraná.

A arquidiocese de Porto Alegre tem uma população católica de 2,401,782 de pessoas, contando com 353 sacerdotes, 56 diáconos permanentes e 1,750 religiosos.