O diretor da agência ACI Prensa, do grupo ACI do qual ACI Digital faz parte, o Sr. Alejandro Bermúdez, recebeu ontem à noite a Cruz Pro Ecclesia et Pontifice, prêmio que o Papa Bento XVI concede em reconhecimento ao seu destacado serviço à Igreja.

A entrega teve lugar durante uma Missa solene presidida na Catedral da Imaculada Conceição de Denver (Estados Unidos) pelo Arcebispo local, Dom Charles Chaput e concelebrada por vários sacerdotes da zona. Nesta Eucaristia, outras 19 pessoas, incluindo outros latinos, receberam o galardão.

Além disso, na cerimônia distinguiu quatro pessoas com a medalha Benemerenti, galardão outorgado também pelo Santo Padre, instituído pelo Papa Gregorio XVI em 1832.

O Arcebispo de Denver destacou o trabalho de Alejandro Bermúdez, como um "autor e conferencista multilingüe talentoso, e um jornalista de notícias religiosas com experiência". Além disso sublinhou seu trabalho nos meios de comunicação junto a uma ampla variedade de líderes da Igreja na América do Norte e do Sul.

Sobre este galardão, o diretor da ACI Prensa sustenta que "não esperava receber nada mais que o cem por um' prometido por Jesus mesmo. Há uma longa lista de pessoas que merecem isto muito mais que eu: minha comunidade, meus irmãos e irmãs que trabalham comigo, e tantos trabalhadores anônimos da vinha".

Entre os galardoados figuram María do Mar Muñoz-Visoso, diretora de meios de comunicação do Episcopado dos Estados Unidos; e Luis Soto, Diretor do Ministério Hispano da Arquidiocese de Denver.

A Cruz Pro Ecclesia et Pontifice (Pela Igreja e o Papa) foi instituída por Leão XIII em 17 de julho de 1888, na celebração de seus 50 anos de ordenação sacerdotal. Consiste em uma cruz octogonal com a flor de lis e sua imagem, rodeada pela frase "Leo XIII P.M. Anno X" (ano dez de seu pontificado). No reverso está o emblema papal e o lema "Pro Ecclesia et Pontifice" no círculo que o rodeia.