O coordenador do Movimento Cristão Liberação (MCL), Oswaldo Payá Sardiñas, denunciou que a Segurança do Estado deteve a mãe do opositor José Lorenzo para, mediante ameaça, usá-la como espiã do seu próprio filho.

"A Segurança do Estado atua como delinqüentes ao obstruir o direito dos cidadãos a recolher assinaturas do Projeto Heredia e está ameaçando e coagindo os seus gestores", denunciou Payá.

O líder indicou que José Lorenzo foi detido em Bayamo e através da linha telefônica o informaram que sua mãe também tinha sido detida e ameaçada "para que trabalhasse contra seu próprio filho”,e assim roubar as assinaturas do projeto (Heredia).

O líder do MCL informou que em Santiago de Cuba já se registraram roubos de assinaturas "mediante chantagem ou armadilhas". "Estão atuando de forma covarde e desesperada para dizer ao povo que não têm direitos, que são servos", assinalou Payá.

Entretanto, assegurou que continuarão trabalhando para impulsionar "esta lei de reencontro nacional, pois o povo (cubano) tem direito aos direitos".