O arquivista e bibliotecário da Santa Sé, Cardeal Raffaele Farina, apresentou a exposição "Conhecer a Biblioteca Vaticana: uma história aberta ao futuro", que se realizará de 11 de novembro a 31 de janeiro de 2011.

O Cardeal explicou que além do objetivo de dar a conhecer a Biblioteca Vaticano "na ampla gama de seus tesouros de ciência, cultura e arte", quer aproximar dos visitantes "a atividade cotidiana que se desenvolve fora das salas de consulta".

"Uma parte da Biblioteca Vaticano, a histórica, pode ser admirada no percurso dos Museus Vaticanos, mas não é sua parte viva. A mostra atual, com a presença em alguns setores do pessoal da Biblioteca, contribui (...) este hálito de vida e de atividade diária que constitui a verdadeira novidade desta mostra, em relação às precedentes", indicou.

Do mesmo modo, disse que "a mostra acolherá os visitantes em um ingresso virtual (…). Assim poderão visitar numerosos grupos de peregrinos e escolas quando vão à Basílica de São Pedro".

"Esta é uma obra de promoção cultural para remediar a impossibilidade de dar capacidade a essas visitas no limitado espaço físico da Biblioteca Vaticano. Dessa forma pode-se realizar a desejada ampla abertura de nossa instituição ao conhecimento e a maravilha dos que apreciam os tesouros da cultura e a beleza, patrimônio da humanidade e raiz de nossa civilização e nossa fé", afirmou.

Do mesmo modo, o Prefeito da Biblioteca Apostólica Vaticana, Dom Cesare Pasini, anunciou que de 11 a 13 de novembro haverá "um convênio que analisará os últimos sessenta anos de estudos efetuados na Biblioteca e seus contatos com as instituições externas, como a vida da Biblioteca em suas atividades e a experiência que amadureceu em seus diversos departamentos".

Durante a apresentação também estiveram presentes o Vice-prefeito da Biblioteca Apostólica Vaticana, Ambrogio Maria Piazzoni; a responsável pela exposição, Barbara Jatta; e o administrador delegado da "Opera Romana Pellegrinaggi", Pe. Caesar Atuire.