O hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011 foi estreado nesta segunda-feira, na véspera da festa da Virgem da Almudena, padroeira da cidade de Madrid, comemorada no dia 9 de novembro. A canção tem como título "Firmes na Fé".

Este hino foi interpretado pela Jovem Orquestra da Comunidade de Madrid (JORCAM) e pelo coro da Escolania do Escorial. Ambos os grupos participaram também na gravação que será distribuída a partir do 19 de novembro.

O hino que acompanhará os jovens se apóia no texto bíblico de São Paulo, "Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé", escolhido pelo Papa Bento XVI como tema da JMJ Madrid 2011.

O autor da letra é Dom César Franco, coordenador geral da JMJ e Bispo Auxiliar de Madrid, quem assinala que "as estrofes realçam a Humanidade santíssima de Cristo ao estilo da tradição mística espanhola e pretendem aproximá-la aos jovens".

Por sua parte, o sacerdote autor da música para o hino, Pe. Enrique Vázquez, assinala que "o primeiro desafio foi idear uma melodia que ajudasse a entender o texto, cantá-lo e rezá-lo" e comentou que as estrofes "começam com um caráter mais lírico que reflete o assombro, a admiração e o agradecimento perante a Pessoa e a obra de nosso Redentor".

Esta obra se gravou em três versões: uma litúrgica, outra instrumental para grandes coros, e uma versão popular com acompanhamento de violão, disponíveis gratuitamente na Web da JMJ onde também estão as partituras para tocá-la.

Para descarregar o hino pode ingressar em: http://www.madrid11.com/es/oficina-de-prensa/descargas