O breve encontro que mantiveram o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e o Papa foi "distendido e amável", conforme explicaram à Europa Press fontes do Executivo.

O encontro durou uns dez minutos e foi produzido no Aeroporto de Prat de Barcelona, pouco antes de que tivesse lugar o ato oficial de despedida do Papa, e contou com a presença do Secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone.

Bento XVI transmitiu a Rodríguez Zapatero seu agradecimento pelo "grande esforço" que tem feito o Governo central para que a visita a Santiago de Compostela e Barcelona saísse bem.

Por sua parte, Zapatero transmitiu ao Papa a disposição do Governo central em colaborar para que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em agosto de 2011 em Madrid, também seja um êxito.

Em um comunicado, Moncloa também informou que o Chefe do Executivo comentou ao Papa a relação fluída do Estado espanhol com o Vaticano, fruto do que expressa a Constituição espanhola como Estado não-confessional que reconhece o peso e a Igreja Católica na Espanha, "mas que garante a liberdade de todos".

Zapatero também transmitiu o transcendental momento na ordem internacional que se encontra agora o mundo e assinalou que perto da cúpula do G2-20, que se celebra na próxima semana em Seul, será debatida a necessidade de regular o sistema financeiro internacional para conseguir um equilíbrio mais justo, pondo a prioridade nos países mais pobres.