Em sua visita à Obra Benéfico-Social Nen Déu, o Papa Bento XVI considerou "imprescindível que os novos desenvolvimentos tecnológicos no campo médico nunca vão em detrimento do respeito à vida e a dignidade humana".

No ato mais comovedor de sua visita a Barcelona, o Pontífice abençoou a primeira pedra de um futuro centro da instituição Nen Déu (Menino Deus em catalão), que atende crianças com síndrome de Down, autistas, pacientes com epilepsia grave e problemas de comportamento que levará o nome de Bento XVI.

Em seu encontro com as crianças, jovens, religiosas e voluntários que trabalham no centro, o Papa ofereceu um breve discurso no qual alentou o serviço católico aos mais necessitados.

“Nestes momentos, em que muitos lares enfrentam sérias dificuldades econômicas, os discípulos de Cristo temos que multiplicar os gestos concretos de solidariedade efetiva e constante, mostrando assim que a caridade é o distintivo de nossa condição cristã”, explicou.

O Papa destacou “como, com o esforço desta e outras instituições eclesiásticas análogas, a que se somará a nova Residência que desejastes que levasse o nome do Papa, fica de manifesto que, para o cristão, todo homem é um verdadeiro santuário de Deus, que deve ser tratado com supremo respeito e carinho, sobre tudo quando se encontra em necessidade”.

O Santo Padre recordou que “no cuidado dos mais fracos, muito contribuíram os formidáveis avanços da sanidade nos últimos decênios, que foram acompanhados pela crescente convicção da importância de um esmerado trato humano para o bom resultado do processo terapêutico. Por isso, é imprescindível que os novos desenvolvimentos tecnológicos no campo médico nunca vão em detrimento do respeito à vida e dignidade humana, de modo que os que padecem enfermidades ou deficiência psíquicas ou físicas possam receber sempre aquele amor e cuidados que os faça sentir-se valorizados como pessoas em suas necessidades concretas”.

O Pontífice deu “graças a Deus” pelas vidas das crianças e jovens da obra e assegurou-lhes que ocupam “um lugar muito importante no coração do Papa. Rezo por vós todos os dias e vos peço que me ajudem com sua oração a cumprir com fidelidade à missão que Cristo me encomendou”.

“Não me esqueço tampouco de orar pelos que estão ao serviço dos que sofrem, trabalhando incansavelmente para que as pessoas com deficiências possam ocupar seu justo lugar na sociedade e não sejam marginadas por causa de suas limitações”, acrescentou.