Em seu discurso de despedida no aeroporto internacional de Barcelona, o Papa Bento XVI agradeceu a hospitalidade do povo espanhol em sua visita a Santiago de Compostela e Barcelona, e recordou que a fé enraizada na Espanha, ajuda a construir uma sociedade mais digna do homem.

O Papa agradeceu “as contínuos e delicados cuidados que tiveram nestes dias com o Papa, e que põem de relevo o caráter hospitalar e acolhedor do povo destas terras, tão próximas ao meu coração”.

Depois de recordar que em Compostela se uniu aos peregrinos “que chegam à tumba do Apóstolo para fortalecer sua fé e receber o perdão e a paz”, o Papa acrescentou que “como Sucessor de Pedro, vim ademais para confirmar os meus irmãos na fé. Essa fé que nos começos do cristianismo chegou a estas terras e se enraizou tão profundamente que foi forjando o espírito, os costumes, a arte e a idiossincrasia de suas gentes”.

“Preservar e fomentar esse rico patrimônio espiritual, não só manifesta o amor de um País para sua história e sua cultura, mas é também uma via privilegiada para transmitir às jovens gerações aqueles valores fundamentais tão necessários para edificar um futuro de convivência gaita e solidária”, indicou.

Bento XVI acrescentou que em Barcelona teve “a imensa alegria de dedicar a Basílica da Sagrada Família, que Gaudí concebeu como um louvor em pedra a Deus, e visitei também uma significativa instituição eclesiástica de caráter benéfico-social”.

“São como dois símbolos na Barcelona de hoje da fecundidade dessa mesma fé, que marcou também as entranhas deste povo e que, através da caridade e da beleza do mistério de Deus, contribui a criar uma sociedade mais digna do homem. Com efeito, a beleza, a santidade e o amor de Deus levam o homem a viver no mundo com esperança”, explicou.

O Papa afirmou que apesar de ter visitado apenas dois lugares, “com a oração e o pensamento, desejei abraçar a todos os espanhóis, sem exceção alguma, e a tantos outros que vivem entre vós, sem ter nascido aqui”.

“Levo a todos em meu coração e por todos rezo, em particular pelos que sofrem, e os ponho sob o amparo materno de Maria Santíssima, tão venerada e invocada na Galícia, na Catalunha e em outros povos da Espanha. Peço a Ela também que vos alcance do Altíssimo copiosos dons celestiais, que os ajudem a viver como uma só família, guiados pela luz da fé. Abençôo-vos em nome do Senhor. Com sua ajuda, nos veremos em Madrid, no próximo ano, para celebrar a Jornada Mundial da Juventude. Adeus”, concluiu.