O Papa Bento XVI convocou o Colégio Cardinalício, incluindo os 24 cardeais que serão criados no dia 20 de novembro, a uma jornada de reflexão e oração na véspera, na sexta-feira 19, na qual se tratará os seguintes temas: a liberdade religiosa na atualidade, a liturgia na vida da Igreja hoje; a passagem dos anglicanos à Igreja Católica e a resposta da Igreja aos casos de abusos sexuais.

Em um comunicado dado a conhecer hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé se informa que com carta de 30 de outubro, o Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, informou aos cardeais e novos cardeais eleitos que o Santo Padre os convoca a participar na sexta-feira 19 de novembro de uma jornada de reflexão e oração, que será desenvolvida na Sala do Sínodo dos Bispos no Vaticano.

O programa para esse dia começa com a celebração da Hora Intermédia às 09:30 a.m., e prossegue com dois temas de reflexão: a situação da liberdade religiosa no mundo e os novos desafios, que será apresentado pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano.

O segundo tema é o da liturgia na vida da Igreja hoje que sob o cuidado do Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Antonio Cañizares Llovera.

Pela tarde e logo depois da celebração das vésperas, haverão três temas a serem tratados: o primeiro é "Após dez anos da Dominus Iesus", apresentado pelo Arcebispo Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

O segundo será "Resposta da Igreja aos casos de abusos sexuais" e o terceiro é o tema da Constituição "Anglicanorum coetibus", sobre a passagem dos anglicanos à Igreja Católica. Estes dois temas serão apresentados pelo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal William Joseph Levada.