Em uma Missa presidida por Dom Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, e concelebrada por seis cardeais, entre eles Dom Geraldo Magella Agnelo, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil; Dom Cláudio Hummes, prefeito emérito da Congregação para o Clero, arcebispos, bispos e sacerdotes do clero carioca e de outras dioceses pelos 90 anos do Cardeal Eugênio Sales, o prelado aproveitou a ocasião para agradecer a Deus o dom da vida afirmando que “Cristo é a Eucaristia, a nossa maior gratidão ao Pai. Em Cristo eu agradeço a todos”. A missa foi celebrada ontem na Catedral do Rio.

Em declarações reunidas pelo portal Canção Nova Notícias, Dom Orani, destacou que “Vossa Eminência soube colocar em prática o vosso lema episcopal, gastando-se inteiramente ao povo de Deus. E hoje, com o espírito vigoroso, sois ícone para a Igreja destes tempos”.
Com estas palavras o arcebispo do Rio de Janeiro, saudou Dom Eugenio Sales, cardeal emérito da mesma arquidiocese, por ocasião de seu 90º aniversário natalício.
 
Durante a homilia, o Bispo auxiliar emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Karl Josef Romer, lembrou que a atuação de Dom Eugenio foi abençoada em toda a arquidiocese e em parte da Igreja do Brasil, e como o Apóstolo Paulo, ele pode dizer “sede meus imitadores como eu sou de Cristo”.
Ainda no seu discurso, o bispo auxiliar lembrou a trajetória eclesial de Dom Eugenio e destacou o seu entusiasmo e esforço em formar o homem moderno, sobretudo colocando em prática as experiências vividas durante o Concílio Vaticano II, da qual foi participante.

“Não bajulava os denominados progressistas, pois sabia corrigir aqueles que, angustiados, enclausuravam-se em falsas preocupações de salvar qualquer tradição”, lembrou o bispo citando uma das mais altas qualidades de Dom Eugenio: a sua fidelidade e obediência à Santa Igreja.

Logo depois, um grupo de crianças apresentou uma coreografia. Um vídeo contando a sua história de vida foi exibido para toda a assembléia, e em seguida, a cantora Elba Ramalho interpretou a musica Asa Branca, a preferida de Dom Eugenio.

Após as homenagens, Dom Orani, ressaltou a carta enviada pelo Decano do Colégio Cardinalício, o cardeal Angelo Sodano, assim como a carta do Núncio Apostólico Dom Lourenzo Baldisseri, ambos felicitando Dom Eugenio pelos seus 90 anos de idade e pelo serviço prestado à Igreja. Em seguida, o arcebispo leu a carta autógrafa enviada pelo Papa Bento XVI que lembrou Dom Eugenio como “referencial para a Igreja do Brasil, principalmente para as novas gerações de ministros ordenados”

Ao final da celebração, Dom Eugenio Sales foi encaminhado até o ambão onde agradeceu a Deus o dom da vida. “Eu perguntei a mim mesmo 'como eu poderia agradecer?' e encontrei a resposta. Lembrei que na linguagem bíblica, agradecimento se diz “Eucaristia”. Cristo é a Eucaristia, a nossa maior gratidão ao Pai. Em Cristo eu agradeço a todos” disse o cardeal.