Antes da chegada do Papa Bento XVI a Barcelona para dedicar o templo expiatório da Sagrada Família, obra do arquiteto Antoni Gaudí, o Cardeal Lluís Martínez Sistach, Arcebispo desta cidade, assinala que esta igreja constitui "uma grande catequese da fé cristã e da Igreja Católica" que questiona "uma sociedade secularizada como a européia ocidental".

Em um artigo publicado esta sexta-feira no L’Osservatore Romano, o Cardeal comenta que "embora nossa cultura atual seja pouco sensível e aberta à transcendência, o homem criado à imagem e semelhança de Deus está em busca do sentido da vida e não deixa de interrogar-se coisas que vão mais além do espaço e do tempo. A Sagrada Família atrai porque a ‘nova arquitetura’ que Gaudí iniciou, repousa sobre tudo o que o espírito humano procura com insistência: a proporção, a harmonia, em definitiva a beleza".

Para o Cardeal, o templo expiatório da Sagrada Família é "uma cartografia do sagrado, um grande mapa aberto, sobre o que o mundo pode ler as grandes pergunta da vida, da origem e o fim, do céu e da terra".

O Arcebispo comenta ademais que esta importante igreja também é "um ‘átrio para os gentis’, aquele espaço querido por Bento XVI para as pessoas que não estão dentro da Igreja mas que se perguntam sobre o significado e o mistério da existência".

"Gaudí tomou o altar da igreja de dentro e o pôs fora, nas três fachadas, com espírito evangelizador, convidando a todos a meditar em Jesus Cristo através das imagens que estão em cada uma das três fachadas dedicadas a três grandes eventos: a Encarnação, a Paixão-Páscoa e a Glória".

O grande arquiteto agora em processo de beatificação, prossegue o Cardeal, lia assiduamente a Bíblia e estruturou seu templo inspirando-se sobre tudo na visão do profeta Ezequiel sobre o novo templo da Nova Jerusalém. "O sonho de Gaudí, como o de todos os construtores de catedrais, era representar a Jerusalém celeste, a cidade nova e Santa que descende ‘do céu, de Deus, pronta como uma esposa adornada para seu marido’. E conseguiu fazer desse sonho uma realidade", indicou.

Logo depois de assinalar que os catalães e todos os espanhóis se estão preparando profundamente para esta visita do Papa Bento XVI, o Arcebispo explicou a importância da providência no projeto da Sagrada Família que nasceu no seio da Associação de Devotos de São José. Gaudí dizia: "São José terminará o templo da Sagrada Família" e dizia também que "na Sagrada Família tudo é providencial".

"Por isso acreditam que é providencial que seja um Papa, cujo nome de batismo é José, quem quis honrar-nos presidindo a consagração desta grande obra", concluiu.