O Papa Bento XVI dará de presente um cálice para a Sagrada Família, um volume sobre a história dos Papas através das medalhas pontifícias aos Reis e um mosaico do templo de Antoni Gaudí à Obra Social do Menino Deus, conforme informaram fontes do Vaticano.

O Santo Padre, que entregará também um cálice à Catedral de Santiago de Compostela, já deu de presente ao Arcebispo de Valência, Cardeal Agustín García-Gasco, um cálice com motivo de sua visita à cidade no Encontro Mundial das Famílias em 2006. Por sua parte, o Cardeal García-Gasco, lhe deu de presente ao Papa uma réplica exata do Santo Cálice.

Aos Reis, lhes entregará  o livro "A história dos Papas através das medalhas pontifícias do século XV ao século XX", do escritor Giancarlo Altieri. Trata-se da primeira obra que narra a história do papado através das medalhas que cada pontífice cunhou.
Além disso, na tarde do domingo, obsequiará à Obra Benéfica Social do Menino Deus com um mosaico que representa a Sagrada Família, uma reprodução de uma pintura do Francesco Mancini que se conserva no monastério cistercense da Santa Cruz de Jerusalém em Roma.

O mosaico representa a Virgem Maria e São José, apresentando as Escrituras ao Menino e a obra foi realizada pelos artistas da Escola de Mosaico da Real Fábrica de São Pedro.

Por outra parte, as mesmas fontes revelaram que a medalha comemorativa da visita a Santiago de Compostela e Barcelona será cunhada em bronze e é obra de Antonio Vecchio. O autor representou os dois templos que Bento XVI visitará este fim de semana, a catedral de Santiago e a Sagrada Família de Barcelona.