No seu primeiro discurso em sua histórica visita a Santiago de Compostela com motivo do Ano Santo Compostelano (ou Xacobeo), o Papa Bento XVI respirou a promover as raízes cristãs da Espanha e da Europa e a edificar o presente e o futuro da sociedade sobre a autêntica verdade do homem, que a Igreja sempre defende.

O Santo Padre recordou em seu discurso no Aeroporto Internacional de Santiago de Compostela que o ser humano sempre procura a verdade, tarefa na que a Igreja participa e que também "realiza seu próprio caminho interior, aquele que a conduz através da fé, a esperança e o amor, a fazer-se transparência de Cristo para o mundo. Esta é sua missão e este é seu caminho: ser cada vez mais, em meio dos homens, presença de Cristo, ‘a quem Deus fez para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção’. Por isso, também eu me pus em caminho para confirmar na fé os meus irmãos".

Depois de comentar que chega a Santiago de Compostela como peregrino para deixar-se transformar pela fé e logo depois de ressaltar que a história da Espanha marcada "de modo indelével pelo Evangelho", Bento XVI assinalou que em Barcelona também alentará a fé de seu povo, "uma fé semeada já nos começos do cristianismo, e que foi germinando e crescendo ao calor de inumeráveis exemplos de santidade, dando origem a tantas instituições de beneficência, cultura e educação".

"Fé que inspirou o genial arquiteto Antoni Gaudí a empreender nessa cidade, com o ardor e a colaboração de muitos, essa maravilha que é o templo da Sagrada Família. Terei a sorte de dedicar esse templo, no qual se reflete toda a grandeza do espírito humano que se abre a Deus".

O Papa se referiu logo aos muitos santos que na Espanha construíram o rico patrimônio de valores humanos e espirituais que possui e recordou que João Paulo II no Santiago de Compostela "exortou ao velho Continente a dar nova pujança às suas raízes cristãs, também eu quisera convidar a Espanha e a Europa a edificar seu presente e a projetar seu futuro desde a verdade autêntica do homem, desde a liberdade que respeita essa verdade e nunca a fere, e desde a justiça para todos, começando pelos mais pobres e necessitados".

"Uma Espanha e uma Europa não só preocupadas pelas necessidades materiais dos homens, mas também das morais e sociais, das espirituais e religiosas, porque todas elas são exigências genuínas do único homem e só assim se trabalha eficaz, íntegra e fecundamente por seu bem".

Finalmente o Papa agradeceu em galego, a língua local, e renovou seu "carinho e proximidade aos muito amados filhos da Galícia, da Catalunha e de outros povos da Espanha. Ao encomendar à intercessão de São Tiago Apóstolo minha estadia entre vós, suplico a Deus que suas bênçãos alcancem a todos. Muito obrigado".