Na véspera da chegada do Papa Bento XVI a Santiago de Compostela, o Arcebispo desta cidade, Dom. Julián Barrio, assinala que o Santo Padre quer promover aqui a nova evangelização em meio de uma sociedade que vive uma crise de fé, peregrinando até o Apóstolo Santiago com toda a Igreja para gerar "uma nova primavera com grandes frutos espirituais" para toda a humanidade.

Em um artigo publicado hoje no L’Osservatore Romano, o Arcebispo agradece ao Papa sua visita à Espanha e assinala que o Santo Padre "vem principalmente como ‘peregrino da fé’ (…). Quando o Papa se faz peregrino, em sua qualidade de Pastor universal da Igreja, de fato é a Igreja inteira a que peregrina junto dele. Por este motivo sua peregrinação assume um grande significado pastoral, doutrinal e espiritual".

Logo depois de comentar que esta é a primeira visita do Papa Bento XVI a Santiago de Compostela, Dom Barrio assinala que o Apóstolo Santiago, "Padroeiro das Espanhas" é fundamental na história da península ibérica, ficando à cabeça da "Espanha cristã e dos vastos lugares nos quais a presença evangelizadora dos espanhóis é uma realidade".

Seguidamente se refere ao "eixo espiritual Jerusalém-Roma-Compostela" que "agora o sucessor do Pedro reforça, confirmando a dimensão de universalidade assim como de hispanidade e europeidade que possui o Caminho de Santiago".

O Caminho de Santiago, prossegue, foi um germe de culturas, centro de transmissão e intercâmbio de idéias e correntes artísticas, ponto de encontro em paz e harmonia de línguas e povos. Em definitiva, "um eixo que leva a primeira consciência comum da Europa" e um fator de unidade na diversidade.

"Preocupado pela situação na Europa –continua o Arcebispo– o Papa vai ao encontro do Apóstolo Santiago para pedir-lhe que este continente redescubra que só através deste caminho de conversão percorrido pelos peregrinos se pode recuperar as raízes cristãs. O Papa Bento XVI quer fazer real e eficaz o desejo de uma nova evangelização".

Logo depois de manifestar seu desejo de colaborar com o Santo Padre na missão da Igreja, de maneira particular na Europa, Dom Barrio conclui destacando que "o renovado esforço evangelizador dos cristãos, sustentado pela graça de Deus, trará verdadeiramente uma nova primavera com grandes frutos não só para a Igreja, mas para toda a humanidade do século XXI".