O Arcebispo de Madrid e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Antonio María Rouco Varela, disse que desde que iniciou seu Pontificado, o Papa Bento XVI terá visitado a Espanha em três ocasiões, mas afirmou que sua chegada este fim de semana a Santiago de Compostela e Barcelona serão "mais próximas ainda".

Em um artigo publicado em um jornal local, o Cardeal recordou a visita do Papa no 2006 com ocasião do 5° Encontro Mundial das Famílias e a que realizará no próximo ano para a Jornada Mundial da Juventude. "No curto espaço de cinco anos, Bento XVI se aproximou três vezes a nós para confirmar-nos na fé", afirmou.

Depois de agradecer ao Santo Padre "por vir de novo a nós", o Arcebispo assegurou que os espanhóis "escutaremos suas palavras como escutaríamos o próprio Senhor. Celebraremos com profunda alegria o mistério da fé, presididos pelo Bispo de Roma, centro da comunhão de toda a Igreja na caridade e na doutrina apostólica".

No texto, o Cardeal Rouco também destacou a importância do Caminho de Santiago na formação da identidade católica da Espanha. "Espanha, com efeito, não se entende sem Santiago", afirmou ao recordar que o país ibérico recebeu do apóstolo Tiago a fé cristã.

"Uma fé que, depois das vicissitudes da Alta Idade Média, recuperou vigor na recuperaçãorealizada pelos reinos cristãos, que culmina em uma nova concórdia e unidade política, de transfundo católico, e na projeção da cultura hispânica ao Novo Mundo, como parte integrante de uma das maiores empresas evangelizadoras da história da Igreja", indicou.

O Cardeal também se referiu à consagração do templo da Sagrada Família em Barcelona, "obra mestra do genial arquiteto, o servo de Deus Antonio Gaudí".

Nesse sentido, disse que "é urgente a compreensão e a difusão da doutrina social da Igreja a respeito da família", pois uma concepção natural e cristã do matrimônio e da família "permite assentar bem as bases da ordem social em justiça e liberdade". O Cardeal assinalou que "o Estado e a Igreja devem reconhecer a prioridade da família e ficar ao seu serviço, sem preteri-la nem suplantá-la".

O Cardeal Rouco rechaçou os ataques à família e recordou aos fiéis que "no mistério da família de Nazaré se concentra a revelação do amor divino que chega a cada ser humano de um modo particular através das relações humanas básicas de responsabilidade, paternidade, maternidade, filiação e fraternidade.

"É necessário celebrar com uma beleza semelhante à que resplandece no templo natural de Barcelona a alegria desse mistério divino e humano", indicou.