O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Dom Jorge Ortiga, estará presente junto do Papa no próximo sábado  em Santiago Compostela (Espanha), uma “região com grande afinidade com o Norte de Portugal”. Para o também Arcebispo de Braga, esta visita papal é “extremamente importante” para os católicos desta zona da Península Ibérica.

Em recentes declarações à Agência Ecclesia, do episcopado português, o prelado  afirmou que
“o tempo não é muito favorável, mas estou convencido que haverá um grupo de portugueses presente”, afirmou.

Com as dificuldades atuais, “as grandes deslocações tornam-se mais difíceis devido aos gastos”, destacou o prelado. O encontro dos bispos do Norte com os da Galiza “é freqüente”, disse o bispo e acrescenta que “entre o cabido da Sé de Braga e o Cabido de Santiago de Compostela há também um protocolo de cooperação”.

A realidade dos Caminhos de Santiago está “em ritmo crescente”. Existe uma associação – sediada em Braga – que promove em “termos individuais e em grupo as peregrinações”, salienta.

Bento XVI vai cumprir todos os passos típicos que os peregrinos cumprem em Compostela, desde a passagem pela porta santa ao abraço à imagem de S. Tiago, incluindo a visita ao túmulo do Apóstolo.

O brasão do atual Papa tem uma concha no centro, como símbolo do peregrino, e a veste por ele usada na liturgia do início do seu pontificado, em 2005, tinha também evidenciado o desenho de uma grande concha. Trata-se da sétima viagem de um Papa à Espanha e a segunda do próprio Bento XVI, que em 2011 ali voltará, para a Jornada Mundial da Juventude, em Madrid.