Em 2010, a Universidade Católica de Brasília (UCB) celebra o décimo quinto aniversário da sua existência como Universidade, ao mesmo tempo em que, com todo o Brasil, comemora o cinqüentenário da criação da capital. Este ano o título máximo honorífico da Universidade – o Doutorado Honoris Causa –, será entregue ao arquiteto brasileiro Lucio Costa, in memoriam, e ao professor salesiano espanhol Carlos Garulo, o salesiano espanhol que desde os meados de 1997 até hoje, tem sido o criador, condutor e gestor do «Projeto IUS» (as Instituições Salesianas de Educação Superior) no mundo.

Carlos Garulo, dentro e fora desta organização, tem sido reconhecido como retrata uma expressão emitida por um dos ouvintes de sua conferência aos professores da UCB em maio passado: «homem de visão e de ideias claras, com firme convicção sobre elas, com entusiasmo contagioso e com perseverança no caminho empreendido».

Segundo observa a nota da assessoria de imprensa dos salesianos, as universidades hoje encontram-se perante um novo cenário da sociedade, caracterizado pelas novas formas de produção de conhecimento, pelo condicionamento das novas teorias e tecnologias da informação e da comunicação e pela exigência da sociedade por instituições pertinentes, científica e socialmente, para o seu desenvolvimento.Alguns especialistas falam, inclusive, da necessidade de uma «reinvenção da Universidade».

É nesse contexto que o Projeto IUS tem grande significado como uma iniciativa da Congregação Salesiana no mundo de encontrar um caminho estratégico de grande valor que, partindo de uma tradição muito recente neste campo, lhe permita situar suas instituições de Educação Superior e estabelecer e realizar sua missão específica, colocando-as, primeiro, à altura e exigência dos novos cenários, e em seguida, pela experiência acumulada, à capacidade de reação frente aos futuros desafios. Este esforço, observado de fora por consultores externos, pares e agências governamentais de credenciamento, é percebido como produto de uma visão sistêmica, bem orientada e fundamentada, de grande vigor, com um desenvolvimento estratégico e de procedimentos que são racionais, rigorosos e profissionais.

REDE IUS (Instituições Salesianas de Educação Superior)

Hoje a Rede conta com 56 Instituições em 20 países dos cinco continentes, com preeminência na América Latina e Índia. A primeira foi criada em 1934. O maior crescimento numérico teve lugar nos últimos vinte anos. Os cursos  mais comuns nas IUS e com maior número de alunos estão relacionados com às ciências humanas, técnicas e tecnológicas, empresariais, sociais, biológicas e de saúde, exatas, da terra e do meio ambiente, ciências religiosas; ultimamente, abrindo também para medicina, farmácia e arquitetura. O Projeto conta com cerca de 125 mil alumnos, passando de 27 mil em 1996 a 67 mil em 2001 e pouco mais de 8 mil professores vinculados.