O Papa Bento XVI enviou uma mensagem de felicitação ao Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega e Alamino, em ocasião da abertura da nova sede do Seminário arquidiocesano São Carlos e São Ambrosio, o primeiro que se abre em um lapso de 50 anos.

No texto assinado em nome do Papa pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado do Vaticano, o Santo Padre faz votos para que esta inauguração realizada nesta quarta-feira "seja ao mesmo tempo sinal e estímulo de um renovado vigor no compromisso de velar por uma esmerada preparação humana, espiritual e acadêmica dos que nessa instituição caminham para o ministério sacerdotal".

Bento XVI exorta os seminaristas "a identificar-se cada dia mais com os sentimentos de Cristo, Bom Pastor, por meio da oração assídua, a séria aplicação ao estudo, a escuta humilde de sua divina palavra, a digna celebração dos sacramentos e o testemunho audaz de seu amor como autênticos discípulos e missionários do evangelho da salvação".

Finalmente o Papa "confia toda a comunidade dessa instituição docente ao amparo da Santíssima Virgem Maria, que sob o título de Nossa Senhora da Caridade do Cobre é invocada com ardor na amada nação cubana".