Na audiência geral de hoje, celebrada no Sala Paulo VI, o Papa falou sobre Margarida de Oingt, nascida por volta do 1240, no seio de "uma poderosa família da antiga nobreza de Lyon, os Oingt". Dela, disse, os católicos podem aprender que a vida cotidiana é um caminho de purificação para configurar-se com Cristo, para amar com o mesmo amor que o levou a entregar-se na Cruz.

Diante de milhares de fiéis reunidos na Sala Paulo VI do Vaticano, o Santo Padre explicou que "de suas meditações intuímos que entrou na Cartuxa de Poleteins em resposta à chamada do Senhor, deixando tudo e aceitando a severa regra cartuxa, para ser totalmente do Senhor, para estar sempre com Ele".

"Sabemos que em 1288 se converteu na quarta prioresa da Cartuxa, cargo que ocupou até sua morte, em 11 de fevereiro 1310. De seus escritos, entretanto, não há detalhes particulares sobre seu itinerário espiritual. Concebe toda a vida como um caminho de purificação até a plena configuração com Cristo".

O Papa assinalou que "através de seus escritos, Margarida nos oferece um dado sobre sua espiritualidade, que nos permite perceber alguns traços de sua personalidade e de seus dotes de governo. Vive uma vida cheia de experiências místicas, descritas com simplicidade, deixando intuir o mistério inefável de Deus, fazendo insistência nos limites da mente ao aferrá-lo e a insuficiência da linguagem humana para expressá-lo".

"No dinamismo da vida mística, Margarida valoriza a experiência dos afetos naturais, purificados pela graça, como o meio privilegiado para compreender mais profundamente e seguir com maior prontidão e ardor a ação divina. O Deus Um e Trino, o Deus amor que se revela em Cristo a fascina, e Margarida vive uma relação de profundo amor para o Senhor e, por contraste vê a ingratidão humana até a covardia, até o paradoxo da cruz".

Bento XVI concluiu alentando a seguir o convite de Margarida de Oingt "a meditar cotidianamente a vida de dor e de amor de Jesus e de sua Mãe, Maria. Aqui está nossa esperança, o sentido de nossa existência. Da contemplação do amor de Cristo por nós nascem a força e a alegria de responder com o mesmo amor, pondo nossa vida ao serviço de Deus e de outros".